Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Bonito acontece nesta terça e quarta-feira

por boo publicado 23/07/2015 13h55, última modificação 19/09/2015 22h46
Evento tem como tema “Consolidar o Sistema único de Assistência Social (SUAS) de vez, rumo a 2026”.

Fotos: Jefferson Monteiro/AscomCâmara

Com o objetivo de mostrar os serviços do (CRAS), Centro de Referência da Assistência Social em Bonito e no Alto Bonito, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Bonito teve início às 18h desta terça-feira (22) e tem continuidade nesta quarta-feira, na sede do auditório do Colégio Paulo Viana de Queiroz.

O evento tem como finalidade fazer com que os servidores públicos e a população participem de forma efetiva das definições das políticas públicas do município e contou com a presença dos vereadores Dr. Edmilson Henauth (Sem Partido), Paulo Sérgio (PT) e Bruno Sena (PMDB). A solenidade contou, ainda, com a palestra ministrada pela diretora executiva do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente Lídia Lira, que apresentou a trajetória da política de assistência social, a evolução do modelo de proteção social, a implementação de políticas sociais a partir da estrutura do (SUAS), o pacto do aprimoramento da gestão além das conquistas, os avanços e inovações nos 10 anos de SUAS.

Na oportunidade, Lídia falou, também, sobre os desafios para os próximos 10 anos e como a universalização do acesso à convergência entre demandas e ofertas disponíveis para a população, “A população deve construir um plano que compreenda o ato histórico da política, compreendendo e valorizando cada exercício e cada gesto que olhe para o mais necessitado como protagonista e não como coadjuvante”, explica.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores do Bonito, Dr. Edmilson Henauth falou sobre o movimento sanitário no Brasil, que vem ocorrendo desde a década de 80, e como esse movimento foi instituído na constituição de 88 por meio do (SUS), Sistema único de Saúde, “A consolidação das políticas públicas, voltadas para a assistência social e o SUAS, trás no seu contexto, o processo de construção de uma política que envolve toda a sociedade. Esse é um momento ímpar em que é possível que todos nós possamos opinar, discutir ideias, contribuindo para a criação de uma política de assistência social que venha, verdadeiramente, diminuir a exclusão social fazendo com que as políticas públicas deem prioridade aqueles que mais necessitam,” disse.

Texto: Suelaine Sílvia

« Janeiro 2021 »