Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam de Audiência Pública sobre Cadastramento Biométrico em Bonito

por boo publicado 04/10/2015 11h25, última modificação 04/10/2015 16h02
Parlamentares auxiliarão a população que não tiver acesso a internet para realização do agendamento no site do TRE

Foto: Ritha de Kássia

O cadastramento Biométrico  teve início em janeiro deste ano e o prazo final para conclusão do procedimento está previsto para o  dia 31 de março de 2016. O cadastramento além de possibilitar a diminuição de pessoas trabalhando no dia da eleição vai permitir uma maior rapidez no momento da votação, uma vez que a leitura biométrica habilitará o eleitor para exercer o direito de votar de forma direta.

Com o objetivo de engajar a população e esclarecer dúvidas sobre o processo biométrico no município, na manhã da última sexta-feira (2), foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Bonito com o objetivo de discutir o novo sistema de votação. Na ocasião, estiveram presentes os parlamentares Antônio Abdonildo Jordão (PSB), Antônio Manoel de Souza (PTB), Antônio Marcus do Nascimento (PMN), Breno de Albuquerque César (PRB), Bruno de Albuquerque  Senna (PMDB) , Paulo Sérgio da Silva (PT)),  José Ronaldo Ferreira (PSDC), além do prefeito do município Dr. Ruy Barbosa (PSB), do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco TRE-PE Antônio Carlos Alves,  além de outras autoridades.

A principal preocupação do TRE sobre o cadastramento biométrico em Bonito é que de 30.486 eleitores do município apenas 8.000 compareceram para realizar o processo.  O desinteresse da população é visível e preocupante uma vez que  o eleitor que não realizar o cadastramento no prazo estipulado pelo TRE sofrerá punições e poderá ter  benefício como o do Programa Bolsa Família cancelados e estarão proibidos de concorrer a cargos  públicos entre outras restrições.

Na audiência foram discutidas ideias para tornar o cadastramento mais fácil e acessível, principalmente para os moradores da zona rural. Entre as estratégias apresentadas para celeridade do processo está o agendamento, onde o eleitor pode agendar seu atendimento através do site do TER com o dia e a hora marcados para realizar o seu cadastro.

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco Antônio Carlos Alves, o agendamento vai evitar filas intermináveis e cansativas e o eleitor será atendido exatamente na hora em que foi agendado. “A partir  desta semana, somente as pessoas que estiverem agendadas terão prioridade no atendimento. Veremos também a possibilidade de acontecer  atendimentos aos sábados”, disse.

Os vereadores presentes na reunião se dispuseram a dar assistência à população para que os  eleitores que não tenham acesso a internet e ao site do TRE possam  realizar seus agendamentos na  própria sede câmara municipal com o auxílio dos próprios parlamentares e funcionários da Casa.

De acordo com o vereador Bruno Senna (PSB) o cadastramento não se trata apenas de uma questão política. Isso envolve a questão econômica do município e a cidadania das pessoas. “Não é apenas o candidato que vai perder o voto do eleitor, se o mesmo  não realizar o cadastro, mas o comerciante que vai perder seu cliente que  tiver mais a renda do Bolsa Família ou mesmo do eleitor eu não poderá concorrer a uma vaga em uma instituição pública de ensino. Isso vai muito além de um processo eleição de um  político", falou.

Bonito conta com quatro kits disponíveis para atender a população. Mas, segundo o presidente do TRE-PE, esse número pode aumentar já que a meta é atender cerca de 170 pessoas por dia. O atendimento está sendo feito no cartório eleitoral que fica na rua Esmeraldino Bandeira, próximo à Biblioteca Municipal, das 8h às 18h.

Texto: Suelaine Santos

Coordenação de Jornalismo: Thayna Chaves