Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Oficina de lançamento para elaboração de um Plano de Conservação e Sinalização de trilhas ecológicas é realizada em Bonito

por boo publicado 16/03/2016 08h49, última modificação 16/03/2016 08h49

Foto: Jefferson Monteiro/ Ascom Câmara do Bonito

Aconteceu no auditório do Colégio Municipal Paulo Viana de Queiroz o lançamento do Projeto de Elaboração e Atualização de Planos de Manejo e Elaboração de Projetos de Sinalização de Trilhas Ecológicas do Parque Natural Municipal Matas de Mucuri-Hymalaia em Bonito, realizado pelo Prodetur Nacional de Pernambuco. A oficina privilegiou algumas unidades de conservação do Agreste, sendo o município de Bonito um dos polos escolhidos.

Na ocasião, estiveram presentes, o gestor do município Ruy Barbosa, o secretário de Meio Ambiente José Pinheiro, o secretário de Turismo Roberto Barbosa, os vereadores Bruno Senna (PMDB), Marcus Nascimento (PMN) e Paulo Sérgio (PT), a secretária-executiva da Unidade de Conservação do PRODETUR Nacional, Izabel Urquisa, o presidente do CEPAN – Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste Severino Rodrigo Ribeiro Pinto, a Secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco Giannina Cysneiros e a técnica do Projeto de manejo Verônica Ribeiro.

O lançamento do projeto visa a elaboração de um documento que tem como objetivo, determinar o que poderá ou não ser feito dentro da unidade de conservação que foi criada pelo município, visto que Bonito está na lista de uma das sete maravilhas de Pernambuco por possuir um dos maiores potenciais ecológicos do estado com destaque para as cachoeiras e a mata atlântica, localizadas no município.

Segundo a secretária-executiva da unidade de conservação do Prodetur Nacional Izabel Urquiza, os representantes do projeto estão empenhados com essa oportunidade de criar parcerias para a elaboração de projetos em unidades de conservação mesmo em meio as dificuldades financeiras causadas pela crise no país. “Esse é o momento de buscarmos novas alternativas para contribuir com o turismo bonitense e com a economia do município”, disse.

O projeto visa atender às necessidades do meio ambiente e colocar em prática o projeto até o final do primeiro semestre deste ano.

Com todo esse projeto de elaboração, o município vai gerar mais emprego e renda, conquistando assim novos recursos para o município, pois o projeto de elaboração traz consigo uma perspectiva econômica de melhora. “Nosso objetivo, enquanto representantes do meio ambiente, é realizar um bonito casamento entre a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais do município com um ganho econômico relacionado ao potencial turístico da região.” disse, o presidente do CEPAN Severino Ribeiro.

Além do plano de manejo e do enquadramento da unidade de conservação, realizadas pelo projeto de elaboração haverá a capacitação do conselho gestor. Aos interessados em participar, o local da capacitação será no prédio da Secretaria de Desenvolvimento e Cidadania do Bonito nos dias 29 e 30 de março e entre os dias 7,8,27 e 28 de abril.

Texto: Suelaine Santos