Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de vereadores do Bonito realiza campanha de conscientização sobre o voto em escolas públicas do município

por boo publicado 29/03/2016 12h15, última modificação 29/03/2016 13h10

Fotos: Jefferson Monteiro/ Ascom Câmara do Bonito

DSC_0233.JPG

DSC_0227.JPG

DSC_0259.JPG

Nessa segunda-feira (28), em parceria com o Cartório Eleitoral, a Câmara de Vereadores do Bonito realizou uma campanha de conscientização nas escolas das redes estadual e municipal de ensino com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o primeiro voto e sobre o cadastro biométrico para jovens eleitores entre 16 e 17 anos.

Em outubro deste ano, o Brasil realizará mais uma eleição. Desta vez, os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores dos seus municípios. Em Bonito, pela primeira vez, o voto será realizado por meio do sistema de biométrico de votação. O prazo final para o cadastramento biométrico é no próximo dia 31 de março. Entretanto, os jovens que completarão 16 anos até o dia dois de outubro, dia das eleições municipais, poderão fazer seu título até o dia quatro de maio de 2016. A cada eleição, cerca de dois mil novos títulos de jovens entre 16 e 17 anos são retirados em Bonito.

Este ano, aproveitando a Campanha de Alistamento do Jovem Eleitor que acontece entre os dias 28 de abril e 1º de março, a Câmara desenvolveu uma ação para esclarecer dúvidas sobre o processo de votação no município. Durante o dia de ontem, cerca de mil alunos participaram dos encontros que foram realizados nas escolas EREM – Alexandrino da Rocha, ETE – Escola Técnica Estadual e Escola Paulo Viana de Queiroz. Na ocasião, estiveram presentes os vereadores Edmilson Henauth (PSB), Wladimyr Espíndola (PSL), Antônio Marcos (PMN), o juiz eleitoral Valdelício Francisco e a chefe do Cartório Eleitoral Ritha Areias.

Para o juiz eleitoral da Comarca do Bonito, Valdelício Francisco da Silva, esta ação é muito importante para resgatar o interesse desses jovens em participar do processo eleitoral uma vez que, nos últimos anos, a procura de jovens nessa faixa etária caiu cerca de 30% em todo país. “Os jovens devem se lembrar que são eles os responsáveis pelos representantes que teremos lá na frente. Um único voto é capaz de decidir uma eleição. Mas para isso acontecer não há outro meio que não seja através da votação. Despertar uma consciência política, em um momento com este, é fundamental nesse processo democrático de escolha dos governantes” disse.

Precisamos mostrar para esses jovens que é por meio do voto que eles possuirão não apenas o direito de exercer a cidadania mas, principalmente, de cobrar dos seus governantes melhores condições de vida, de ensino e de qualidade de vida. Para isso, é nosso dever esclarecer esses jovens sobre a responsabilidades dos políticos para com a população”, completou o presidente da Câmara do Bonito, Dr. Edmilson Henauth.

Texto: Thayna Chaves