Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência pública sobre prevenção e controle de queimadas é realizada na Câmara de vereadores de Bonito

por boo publicado 14/12/2015 12h46, última modificação 14/12/2015 12h46

Foto: Wagner Wilker 360º

Nos últimos meses de 2015, a cidade de Bonito vem sofrendo com as queimadas frequentes e criminosas nas matas do município.   A população está cada vez mais assustada com o descontrole dessas queimadas que além de destruir o verde da natureza bonitense traz prejuízos a saúde da população.

Foi pensando nessas e em outras questões que foi realizada a primeira Audiência Pública sobre Prevenção e Controle de Queimadas.  A audiência aconteceu na sede da Câmara Municipal Leônidas Vila Nova e foi promovida pela prefeitura do município. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito do município Ruy Barbosa,  os secretários do governo e vereadores da Câmara de Bonito. Além destes, estiveram presentes o delegado civil do município Eronildo Farias, o capitão do 1º CIPOMA Bruno Cavalcante, o promotor Luciano Bezerra da Silva e o juiz da comarca de Bonito Dr. Valdelício Francisco.

Na ocasião, foram discutidas maneiras para o controle das queimadas, entre elas, uma punição para o responsável pela ação criminosa. Durante a audiência, o juiz Dr. Valdelício Francisco se colocou à disposição da população no combate as queimadas em Bonito. Para ele, é preciso que a punição seja severa para evitar que crimes dessa natureza continuem ocorrendo.

Durante a audiência, o capitão da PM do 1º CIPOMA Bruno Cavalcante realizou uma palestra onde apresentou as várias consequências que o solo bonitense pode sofrer por causa dessas queimadas e o quanto essas ações podem empobrecer o solo e trazer prejuízos a saúde da população principalmente as pessoas que estão mais próximas da mata e inalam com mais intensidade toda a fumaça causada pelas queimadas.

O capitão destacou também que não é considerada criminosa apenas as queimadas que se alastram e são visíveis a toda população mas também as pequenas queimadas que as pessoas costumam fazer em frente as suas residências, uma vezes que podem trazer prejuízos ao solo e as pessoas que convivem no entorno. O palestrante ressaltou ainda a colaboração de outros órgãos atuantes em defesa do meio ambiente como o Corpo de Bombeiros, CPRH, Delegacia do Meio Ambiente e o IBAMA/PREVFOGO.

O vereador Bruno Senna falou sobre a importância de buscar o controle não só das queimadas mas em se preocupar com o meio ambiente já que Bonito é rica em diversidade natural. “Temos que aproveitar esse momento para dizer que nós, autoridade, pedimos a ajuda da população para que possamos diagnosticar os problemas ocorridos no meio ambiente para que assim possamos prover soluções seja através de financiamento ou por meio de outras medidas.” disse.

As denúncias referentes a queimadas, desmatamento e maus tratos aos animais, podem ser feitas ao CIPOMA através do número (81) 9 9434-5178 ou através do e-mail cipoma@pm.pe.gov.br.

Texto: Suelaine Santos