Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência Pública sobre o combate ao Aedes Aegypit é realizada na Câmara de Vereadores

por boo publicado 17/03/2016 18h20, última modificação 17/03/2016 18h28

Foto: Jefferson Monteiro/ Ascom Câmara do Bonito

25867263045_f0cf4e10de_z.jpg

25841214816_b3e324ea44_z.jpg

25867259195_9d37153d64_z.jpg

Os vereadores da Câmara Municipal de Bonito participaram de uma audiência pública, realizada na noite da última quarta-feira (16), pela Prefeitura de Bonito por meio do Comitê Intersetorial de Mobilização, Prevenção e Controle do Aedes Aegypit que tem como objetivo, discutir medidas de prevenção, controle e contenção de riscos aos criadouros e a proliferação do mosquito, vetor da doença.

Na ocasião, estiveram presentes os parlamentares, Abdonildo Jordão (PSB), Breno César (PRB), Edmilson Henauth (PSB), Ítalo Damasceno (PSB), Paulo Sérgio (PT), o prefeito do município Ruy Barbosa, a secretária de Saúde Julieta Pinheiro e demais secretários, o biomédico, sanitarista e palestrante Efraim Naftali e a diretora de endemias Mariana Coriolano.

Durante a audiência foram apresentados estudos realizados no município sobre a investigação feita em reservatórios da população como caixas d’água, galões e tonéis, criadouros mais produtivos do Aedes aegypti e um alerta para a população sobre a prevenção de pequenos reservatórios como vasos de plantas, garrafas plásticas e reservatórios de alimento para animais comuns nas residências e que comprovadamente atuam como criadouros.

Para o biomédico e sanitarista Efraim Naftali, o maior alerta é para que os cuidados com os reservatórios de maior porte sejam redobrados pois é neles que o mosquito seguramente encontra condições para se desenvolver. “Em alguns locais, estes grandes criadouros possuem uma maior produção de mosquitos em fase adulta, ou seja, que podem picar e transmitir o vírus da dengue, Zika e Chikungunya.

Segundo a diretora de endemias Mariana Coriolano, a Vigilância em Saúde está engajada no combate ao mosquito e, com isso, os casos de doenças relacionadas ao mosquito tendem a diminuir. “Os agentes de Endemias estão em campo no combate ao Aedes distribuindo larvicidas nos locais de maior reprodução dos mosquitos. Se, cada vez mais, a população ajudar na prevenção do mosquito, a tendência é que o número de casos no município só diminua”,disse.

De acordo com o vereador Edmilson Henauth (PSB) que também é médico cardiologista, o Aedes Aegypti é um mosquito que vive perto do homem. Por isso, sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional e onde as fêmeas têm mais oportunidades para alimentação e dispõem de mais locais para desovar. “A infestação por Aedes Aegypti é sempre mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas. Para evitar esta situação é preciso desenvolver medidas permanentes para o controle do mosquito, durante todo o ano, a partir de ações preventivas que objetivem a eliminação de focos do vetor. Essa ação depende sobretudo do empenho da população”, explicou.

Texto: Suelaine Santos