Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência Pública sobre o combate ao Aedes Aegypit é realizada na Câmara de Vereadores

Audiência Pública sobre o combate ao Aedes Aegypit é realizada na Câmara de Vereadores

por boo publicado 17/03/2016 18h20, última modificação 17/03/2016 18h28
Audiência Pública sobre o combate ao Aedes Aegypit é realizada na Câmara de Vereadores

Foto: Jefferson Monteiro/ Ascom Câmara do Bonito

 25867263045_f0cf4e10de_z.jpg

25841214816_b3e324ea44_z.jpg

25867259195_9d37153d64_z.jpg

Os vereadores da Câmara Municipal de Bonito participaram de uma audiência pública, realizada na noite da última quarta-feira (16), pela Prefeitura de Bonito por meio do Comitê Intersetorial de Mobilização, Prevenção e Controle do Aedes Aegypit que tem como objetivo, discutir medidas de prevenção, controle e contenção de riscos aos criadouros e a proliferação do mosquito, vetor da doença.

Na ocasião, estiveram presentes os parlamentares, Abdonildo Jordão (PSB), Breno César (PRB), Edmilson Henauth (PSB), Ítalo Damasceno (PSB), Paulo Sérgio (PT), o prefeito do município Ruy Barbosa, a secretária de Saúde Julieta Pinheiro e demais secretários, o biomédico, sanitarista e palestrante Efraim Naftali e a diretora de endemias Mariana Coriolano.

Durante a audiência foram apresentados estudos realizados no município sobre a investigação feita em reservatórios da população como caixas d’água, galões e tonéis, criadouros mais produtivos do Aedes aegypti e um alerta para a população sobre a prevenção de pequenos reservatórios como vasos de plantas, garrafas plásticas e reservatórios de alimento para animais comuns nas residências e que comprovadamente atuam como criadouros.

Para o biomédico e sanitarista Efraim Naftali, o maior alerta é para que os cuidados com os reservatórios de maior porte sejam redobrados pois é neles que o mosquito seguramente encontra condições para se desenvolver. “Em alguns locais, estes grandes criadouros possuem uma maior produção de mosquitos em fase adulta, ou seja, que podem picar e transmitir o vírus da dengue, Zika e Chikungunya.

Segundo a diretora de endemias Mariana Coriolano, a Vigilância em Saúde está engajada no combate ao mosquito e, com isso, os casos de doenças relacionadas ao mosquito tendem a diminuir. “Os agentes de Endemias estão em campo no combate ao Aedes distribuindo larvicidas nos locais de maior reprodução dos mosquitos. Se, cada vez mais, a população ajudar na prevenção do mosquito, a tendência é que o número de casos no município só diminua”,disse.

De acordo com o vereador Edmilson Henauth (PSB) que também é médico cardiologista, o Aedes Aegypti é um mosquito que vive perto do homem. Por isso, sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional e onde as fêmeas têm mais oportunidades para alimentação e dispõem de mais locais para desovar. “A infestação por Aedes Aegypti é sempre mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas. Para evitar esta situação é preciso desenvolver medidas permanentes para o controle do mosquito, durante todo o ano, a partir de ações preventivas que objetivem a eliminação de focos do vetor. Essa ação depende sobretudo do empenho da população”, explicou.


Texto: Suelaine Santos

error while rendering plone.comments
Portal Transparência

« Abril 2020 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2
Mídias Sociais

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. 

Previsão do tempo

<!-- Widget Previs&atilde;o de Tempo CPTEC/INPE --><iframe allowtransparency="true" marginwidth="0" marginheight="0" hspace="0" vspace="0" frameborder="0" scrolling="no" src="https://www.cptec.inpe.br/widget/widget.php?p=947&w=v&c=748ccc&f=ffffff" height="350px" width="192px"></iframe><noscript>Previs&atilde;o de <a href="http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/947">Bonito/PE</a> oferecido por <a href="http://www.cptec.inpe.br">CPTEC/INPE</a></noscript><!-- Widget Previs&atilde;o de Tempo CPTEC/INPE -->

Banners

Acesso à Informação